top of page

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

***

Textos sobre ações que realizei (THE ENGLISH VERSION AT THE END OF THE PORTUGUESE ONE)

 

 

Basilabusi

 

Nossa banda caótica acionista. A gente pira, harmoniza às vezes, canta, grita, geme, sussurra, balança plásticos, panos, nós carregamos cadeiras nas cabeças, usamos meia calça, camisolas, maquiagem e etc.

 

***

 

Potência

 

Transmutação


{ gelo, areia, corpo, sol
meditação em movimento
canto, câmbio y deleite }

 

***

 

Co-Habitar II

 

Em outubro, durante a Perpendicular Bienal, fui convidada por Anibal Sandoval a participar da residência de performance que aconteceria entre os dias 10 e 15 de novembro de 2014 em Valparaíso, Chile. Aceitei.

 

Lá entrei em contato com novas formas de fazer performance e outras artes (tanto nas outras pessoas como em mim).

 

Realizei várias ações sem registro - sozinha e em conjunto. Estive em fortes estados meditativos e de transes.

 

Dentre as ações registradas:

 

Água-ar-portal: Anderson (Feliciano) me disse que desejava deitar em cima da porta, eu lhe disse que queria aguar os lugares com água da minha boca. Meditamos juntos por momentos e começamos e sem combinar nada mais, comecei a molhá-lo e a nos refrescar. Foi como abrir um portal de sutilezas e amor.

 

Portal Basura: Pouco antes de chegar na maravilhosa Posada de María (onde ficamos durante a residência), me deparei com a  basura (lixo) na rua (problema da cidade de Valparaíso) e lá havia uma porta branca. A Carol (Botura) veio me dizer que também notou a porta e que queria fazer uma ação com ela. E foi o que fizemos no terceiro dia. Decidimos descascar a tinta com as unhas e depois quebrar a porta usando o corpo e o local como ferramentas até o menor pedaço que conseguíssemos e, em seguida, ensacarmos para depois usarmos a madeira (na fogueira da festa de encerramento). Foi uma ação sobre portais que se abrem, sobre relaçõesmatérias que se conformam y se disformam em práticas como quebrar e transformar portas encontradas, encantadas.

 

Jornada de ações na rua: Ficamos em silêncio durante 1h30 nos relacionando entre nós e com a rua e as pessoas e objetos da rua. Ações fortes e sutis como brincar na rua, tudo muito sério e verdadeiro. Magia.

 

Não-ação: na praia, havia combinado uma ação e neguei depois vontade de realizar. Passei então a meditar e entrar em conexão com minha amiga de outras formas.

 

Os Posadas: criamos a banda no terceiro dia de residência. Fizemos uma música sobre mulheres, feminista e louquíssima e pirômana.

 

Algumas coisas sobre Co-Habitar aqui e aqui.

 

***

Saliva

 

Magia intuitiva, saliva alucinógena.

Nossa aproximação transformativa.

Exxxplosion seduction.

 

***

 

Perpendicular Bienal SP

 

A Perpendicular Bienal foi proposta pelo artista Wagner Rossi Campos (criador da Perpendicular). Em 2014, ele abriu a proposta para todx artista de performance interessadx e, do dia 9 ao dia 12 de outubro éramos 51 (esse número cresceu lá no pavilhão do Ibirapuera pois outros corpos vieram somar aos nossos) artistas ocupando a 31ª Bienal de Arte de São Paulo. 

 

A idéia do encontro era, simplesmente, que nos fizéssemos presentes ali onde, diziam, era um espaço para a arte contemporânea. 

 

Segundo a curadoria, essa seria uma Bienal de e sobre coletividade, conflitos, imaginação e transformação.

 

Isso era tudo que nós Perpendiculares trazíamos e, no entanto, fomos barrados já no segundo dia por causa da ação Água na Boca. Um dos curadores mais a chefe da segurança conversou com nosso grupo, ele disse que "era legal" o que estávamos fazendo mas que a segurança iria ficar "em cima" da gente. Dito e feito. A partir de então, qualquer ação de alguma pessoa do nosso grupo (como uma conversa na porta do pavilhão) era considerada performance e era prontamente questionada e interrompida.

 

Conseguimos realizar maravilhosas ações perfurando esse sistema de segurança estranhíssimo em uma Bienal como essa. Desde ações como meditação até a criação de uma praia.

 

Poucas das minhas ações foram registradas, apenas aquelas em que participei coletivamente e uma que me levou a ser expulsa pela segurança. 

 

Água na Boca foi uma ação coletiva onde caminhávamos com um pouco de água na boca pelo espaço expositivo até desbrirmos lugares e modos de liberarmos essa água em espaços mortos.

 

A ação do canto intuitivo onde nos juntamos em um banheiro masculino e começamos a vocalizar até chegar um momento em que saímos em procissão cantante pela Bienal (nada combinado previamente).

 

Não pode correr, não pode ficar parada: estávamos no 4º e último dia de Perpendicular Bienal. Caminhei pelo espaço (meu plano era varrer a galeria, no entanto, a coordenadora chefe da segurança me disse que não poderíamos fazer NENHUM TIPO DE PERFORMANCE no espaço pós-catraca. então, entrei e fiquei durante 40 minutos meditando entre 2 instalações (realizei várias outras meditações durante esses dias). Depois disso, continuei andando e comecei a articular com a boca: NÃO SE PODE ARTICULAR NOVAS PRESENÇAS NA 31ª BIENAL DE SÃO PAULO - sem o som, apenas a boca mexendo. Depois de várias negativas e real repressão por parte da segurança da 31ª Bienal de São Paulo, escolhi a obra Não é Sobre Sapatos (diga-se de passagem: não podíamos andar descalços dentro do espaço) do artista Gabriel Mascaro para realizar minha ação. trata-se de um vídeo com imagens das MANIFESTAÇÕES de 2013 (http://www.31bienal.org.br/pt/post/1524). Caminhei por 10 minutos perto do vídeo com as mãos na cabeça e um lenço preto com metais bordados tampando o rosto. depois disso, me guiei para a SAÍDA DE EMERGÊNCIA que ficava muito próxima à tv que mostrava o vídeo e me postei contra a parede ainda com as mãos à cabeça em referência à repressão policial, à repressão da bienal e àquelas pessoas que não veem os rostos daqueles colocados nessa situação. em menos de 7 minutos, a chefe da segurança me chamou, eu olhei para ela, ela disse "VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO, VOCÊ NÃO PODE FICAR AQUI" e rapidamente, me virou com as mãos (atrás dela tinham 3 seguranças) e me levou, ainda com o braço nas minhas costas e eu com as mãos na cabeça, para fora da 31ª Bienal de São Paulo. O que eu fiz foi considerado uma afronta, mas era simples expressão plástica e crítica.

 

Para saber mais sobre  a Perpendicular Bienal, clique aqui

 

***

 

Em-tranças (texto de Jade Inácia Martins)

 

Uma pedra para cada cabeça. Cabeça céu, cabeça chão. Dois vetores para cada tensão. A corda do tempo. Acorda corpo. A-cor-do comando. Um elo entre o externo e o interno. Ex-tensão de trama. Alinhavando os corpos. Cabeças de agulhas. Rede de desejos. Transa em-tranças.

 

***

 

Gume

 

Sobre obsessão, prazer, amor, flores, água, espelhos, poesia, gritos e gemidos, cortes e pós.

 

***

 

Presente Peso #2

 

a cidade pesa.
o corpo pesa.

{ ação de carregar e destruir pedaços da cidade. ação de asfixia. ação de respirar. }

 

***

 

W

 

W é a variável utilizada para representar a grandeza física “Trabalho”(Work), que é calculada através da multiplicação da força pelo deslocamento. 
Permanecemos durante 8 horas (a primeira parte da jornada na rua em frente à uma loja de máquinas de costura e a segunda, depois do horário de almoço, numa sala fechada) costurando em uma fábrica imaginária ao som de máquinas.

 

***

 

Presente Peso #1

 

Ação de amar, carregar, quebrar, lavar, amar pedaços de vidro e dá-los de presente.

A existência está inteira em um fragmento.

 

***

 

Jardim Suspenso (texto de Kennedy Rafael)

 

Máquinas de consumo. Ações repetidas à exaustão, dia-a-dia. Produção, estresse, letargoa. Proatividade e esgotamento.

Cultivar um jardim onde as plantas sejam objetos fabricados para atender as necessidades diárias da vida cotidiana - ferramentas, utensílios domésticos, embalagens - objetos máquina.

Permeando o cultivo deste jardim de objetos máquinas está o consumo, motivo pelo qual saímos para trabalhar ou estudar e assim produzir dinheiro e consumir os produtos deste jardim que cultivamos.

 

***

femmeuseses

l

Clique aqui para ler o dossiê, em português sobre o femmeuses e aqui para ir ao site. 

 

-

ENGLISH VERSION:

 

 

Texts on actions that I realized

 

Basilabusi

 

Our chaotic actionist band. We go nuts, we harmonises sometimes, there are singing, screaming, groaning, whispering, plastic noises, we carry chair on our heads, use tights, sleeping clothes, makeup and etc..

 

***

 

Potência (Potency)

 

Transmutation

 

{Ice, sand, body, sun

moving meditation

harmonic singing, changes and delight}

 

***

 

Co-Habitar II (Co-Inhabiting II)

 

In October, during the Perpendicular Biennial, I was invited by Anibal Sandoval to attend the residence of performance that would happen between the 10th and November 15th, 2014 in Valparaiso, Chile. I accepted.

 

There I contacted new ways of doing performance and other arts (both in other people and in myself).

 

I conducted several actions without registration - alone and together. I have been in strong meditative states and trances.

 

Among the registrated actions:

 

Water-air-portal: Anderson (Feliciano) told me he wanted to lie on top of the door, I told him I wanted to watering places with water from my mouth. We meditated together for a moment and started with no big combinations. He went to the top of the door and I began to wet him and to refresh ourselves. It was like opening a portal of subtle love.

 

Garbage Portal: Just before I reach the beautiful Posada de María (where we stayed during residency), I came across the basura (garbage) in the street (problem of the city of Valparaiso) and there was a white door. Carol (Botura) let me know that she also noted the door and wanted to do an action with it. And that's what we did on the third day. We decided to peel the paint with our nails and then break the door using our bodies and the site as a tool to the smallest piece that we could do and then to put the pieces at some bags and then we use the wood (to make the fire of the closing party). It was an action about portals that open on relations and also material stuff  that conform and disform in practices like breaking and transform enchanted doors that we found and creat.

 

Day of action on the street: We were silent for 1 hour and a half in a relationship between us and the street and people and street objects. Strong and subtle actions like playing in the street, all very serious and true. Magic.

 

No-action: on the beach, I had arranged an action and then denied will to achieve. So I started to meditate and get in connection with my friend in other ways.

 

The Posadas: We created the band on the third day of residence. We did a song about women, feminist and really nuts and firelover!

 

Some things about Co-Inhabit here and here.

 

***

 

Saliva

 

Intuitive magic, hallucinogenic saliva.

Our transformative approach.

Exxxplosion seduction.

 

***

 

Perpendicular Biennial SP

 

 

The Perpendicular Biennial was proposed by the artist Wagner Rossi Campos (creator of Perpendicular). In 2014, he opened the proposal for every performance artist interested and, from the 9th to 12th October, we were 51 (this number grew up there in the flag Ibirapuera because other bodies came to add to our) artists occupying the 31st Art Biennale São Paulo.

 

The idea of ​​the meeting was simply to be present at that place that, they said, was a space for contemporary art.

 

According to the curator, this would be a Biennial about the community, conflict, imagination and transformation (read it here).

 

That was all we Perpendicular were and that we brought there, however, we were already barred on the second day because of the action Water on the Mouth (Água na Boca). One of the curators and the security chief  talked to our group, the curator said "it was cool" what we were doing but that security would be "on top" of the people. No sooner said than done. From then on, any action of some of our party (such as a conversation in the pavilion door) was considered performance and was promptly challenged and stopped.

 

We have made wonderful actions drilling this strangest security system in a Biennial like that. Since actions such as meditation and others like creating a beach.

 

Few of my actions were registrated, only those that I participated collectively and that one that led me to be kicked out by security.

 

Mouth Watering was a colective action where we walked with a little water in the mouth through the exhibition space to let this water in dead spaces.

 

The action of the intuitive singing where we joined in a men's room and began to vocalize to come a time when we go on singing procession through Biennial (combined anything previously).

 

Can not run, can not stand still: we were on the 4th and last day of Perpendicular Biennial. I walked through the space (my plan was to sweep the gallery, however, the coordinator head of security told me that we could not make ANY TYPE OF PERFORMANCE post-ratchet space. Then I went and I was meditating for 40 minutes between 2 art workds (I realized several  other meditations during those days). After that, I continued walking and began to articulate with my mouth: CAN NOT JOINT ATTENDANCE IN NEW 31th BIENNIAL OF SAO PAULO - no sound, only the mouth stirring. After several negative and real repression part of the security of the 31st Biennial, I chosed the work Not About Shoes (say by the way: we can not go barefoot into the space) from the artist Gabriel Mascaro to make my action, his work is a video with images of EVENTS 2013 (Street Political Manifestation on Brasil)(http://www.31bienal.org.br/pt/post/1524). I walked for 10 minutes near the video with hands on my head and a black scarf with metal embroidery capping the face. After that, I guided myself to the EMERGENCY EXIT which was very close to the tv showing the video and I stood against the wall still with hands to my head in reference to police repression, repression of biennial and those people who do not see the faces of those placed in this situation . In less than 7 minutes, the security chief called me, I looked at her, she said "YOU CAN NOT DO THIS, YOU CAN NOT STAY HERE" and quickly turned me with her hands (behind her the were 3 security guards) and she tooke me out of the 31st Biennial. What I did was considered an affront, but it was simple plastic expression and criticism.

 

To know more about the Perpendicular Biennial, click here.

 

***

 

 

Em-tranças (In-braids) (Jade Inácia Martins text)

 

A stone for each head. Head sky, ground head. Two vectors for each voltage. The time string. Wakeup body. A-color-command. A link between the external and the internal. Plot Ex-tension. Tacking the bodies. Heads needles. Wish Network. Cross in-braid. (This is a poem full os portuguese tricks, so is not a good translation)

 

***

 

Gume (Edge)

 

About obsession, pleasure, love, flowers, water, mirrors, poetry, shrieks and groans, post, powder and cuts.

 

***

 

Presente Peso #2

 

the city weighs.

the body weighs.

 

{Action to hold and destroy pieces of the city. choking action. action to breathe. }

 

***

 

W

 

W is the variable used to represent the physical quantity "Work", which is calculated by multiplying the force by the displacement.

We stand for 8 hours (the first part of the journey on the street in front of a sewing machine shop and the second, after the lunch break, in a closed room) sewing in an imaginary factory to the sound of machines.

 

***

 

Presente Peso #1

 

Action to love, carry, break, wash, love glass pieces and give them as a gift.

The whole existence is in a fragment.

 

***

 

Jardim Suspenso (Hanging Garden) (Kennedy Rafael text)

 

Consumer machines. Repeated actions to exhaustion, day-to-day. Production, stress, letargoa. Proactivity and exhaustion.

Growing a garden where plants are manufactured objects to meet the daily needs of everyday life - tools, household items, packaging - machine objects.

Permeating the cultivation of garden machinery objects is consumption, which is why we go out to work or study and thus produce money and consume the products of this garden we grow.

 

***

 

femmeuseses

 

Click here to read the dossier, in Portuguese on the femmeuses and here to go to the site.

 

 

bottom of page